Livros para Leitura em Voz Alta

De vez em quando alguém me pergunta sobre bons livros para as crianças. Na verdade eu não conheço muitos livros. Embora tenha lido bastante quando era criança e adolescente, apenas recentemente comecei a ler – e reler – com um olhar mais voltado para as questões que considero importantes.

Há quem considere que o importante é que a criança aprenda a amar os livros, não importa qual. De minha parte penso que o importante não é amar os livros, mas amar os bons livros e todo o tesouro que eles contêm.  Como tudo na vida, a sabedoria está em aprender a amar as coisas certas. Na segunda parte do ebook “Leitura em voz alta” eu expliquei  os critérios que eu uso para avaliar um livro (padrão de linguagem, conteúdo/ mensagem transmitida, ilustrações e beleza da história), porque creio que essa base permite que você vá além da lista de livros indicados.

Mas para quem gostaria de dicas mais diretas para a hora das compras*, vou falar aqui sobre alguns livros que eu considero muito bons para o momento da leitura em voz alta. Algumas indicações estão lá no ebook também. (Os que já temos material do Programa Valores e Virtudes, estão marcados, então é só seguir o link para ver mais).

* Apoie o nosso trabalho usando os links em nossos artigos para fazer compras. Recebemos uma pequena comissão (sem custo extra para você) para que possamos continuar a criar conteúdo gratuito útil. Geralmente a Amazon é o lugar onde encontramos os valores mais baratos (várias vezes saindo mais em conta até do que comprar usado) e por isso nos afiliamos a eles. Obrigado, agradecemos seu apoio!

Livros ilustrados

  • Você é Especial – Max Lucado: Ah, que história linda! Trabalhei muito com as crianças usando esse livro – que acabou me ensinando também. Nessa narrativa Max Lucado conta sobre o problema dos bonecos que viviam analisando uns aos outros e alguns deles descobrem como é libertador simplesmente viver para Aquele que o criou. Eu gosto do estilo do Max Lucado de não ficar “forçando” lições. Só a história já é o bastante para nos ensinar.
  • Nariz Verde – Max Lucado: No mesmo estilo do livro anterior, este apresenta a temática da necessidade de aceitação por um grupo, e como nossos amiguinhos de madeira viram-se tentados a fazer o que todos faziam até descobrir quem eles de fato eram. Mais uma história que ensina muito sem ficar “didatizando” os princípios.
  • O livro das virtudes para crianças: Para quem já conhece “O livro das virtudes”, de William Bennet, essa versão para crianças trouxe um tom especial. Cheio de ilustrações e textos mais voltados para a perspectiva infantil, a coletânea está dividida em seções conforme a virtude que você gostaria de ensinar.
  • Robin Hood e outras histórias de aventuras para crianças: No mesmo estilo, esta edição apresenta adaptação de quatro histórias clássicas, desta vez com homens como protagonistas: Robin Hood, As aventuras de Tom Sawyer, Robinson Crusoé e Vinte mil léguas submarinas. Igualmente, pela beleza das ilustrações, creio tratar-se de um livro interessante para as crianças pequenas.
  • O mágico de Oz e outras histórias encantadas para crianças: Embora prefira os textos integrais, gostei muito das ilustrações desta adaptação (as ilustrações de dentro, porque não gostei muito da capa). São quatro histórias clássicas que têm meninas como protagonistas (o que não quer dizer que sejam histórias só para meninas): O mágico de Oz, A princesinha, O jardim secreto e Heidi. Editado pela Quarto Publishing, é uma boa opção para os momentos de leitura para as crianças pequenas.
  • A última canção de Bilbo – J.R.R. Tolkien: Uma excelente forma de introduzir as crianças pequenas – ou não tão pequenas assim – ao mundo do pequeno Hobbit <3. Os belos versos, combinados às ilustrações cheias de detalhes e cores produzidas pela talentosa Pauline Baynes, encantam as crianças e são especialmente emocionantes para aqueles que já leram a história do Hobbit. No Brasil, é editado pela Martins Fontes.
  • Mr. Bliss ou Sr. Boaventura – J.R.R. Tolkien: Uma história contada por Tolkien a seus filhos ganhou uma versão muito especial por apresentar gravuras feitas pelo próprio autor. É uma história engraçada que as crianças pequenas gostam muito, e em alguns trechos mostra também o original em inglês, com a caligrafia do próprio Tolkien.
  • As aventuras de Pedro Coelho – Beatrix Potter: Sou apaixonada por esse livro! É daqueles que só de olhar eu já fico feliz. São quatro histórias diferentes: A história de Pedro Coelho, A história do coelhinho Benjamin, A história dos coelhinhos felpudos e A história do Sr. Raposão, todas ricamente ilustrados pela própria autora. Não é sem razão que os livros de Beatrix Potter tenham causado impacto sobre a imaginação e vida do autor das Crônicas de Nárnia, C.S. Lewis, que a cita em seu livro “Surpreendido pela alegria”. Minha edição é da Companhia das Letrinhas, creio que a única que temos atualmente no Brasil. Espero que em breve a coleção completa seja publicada.

LIVROS CLÁSSICOS (LEITURA EM CAPÍTULOS):

  • Um urso chamado Paddington – Michael Bond. Esse é outro sobre o qual eu ouvi falar bastante antes de ler. Um dos favoritos da literatura infantil inglesa, conta a história de um pequeno urso que chega em Londres e é deixado na Estação Paddington onde uma família o encontra. Eles dão a ele o nome da estação e começam as aventuras. É um livro bem infantil e as crianças pequenas gostam muito. Eu sei que temos, em português, também “Os segredos de Paddington”. Em inglês a série é enorme. Contei aqui trinta diferentes livros, embora não tenha certeza de quantos são no total.
  • Heidi: a menina dos Alpes – Johanna Spyri: A LINDA história de uma menina órfã de cinco anos que foi deixada para viver com seu avô, um senhor que todosconheciam como rancoroso e que vivia isolado em sua cabana nos Alpes. Uma narrativa leve, mas muito bonita, e que fala sobre gratidão, fé e a alegria dos relacionamentos entre amigos e família. As descrições dos lugares são arrebatadoras e capazes de levar qualquer um a se imaginar ali sentado apreciando a natureza na companhia da menina. A edição da Autêntica lançou agora o volume único, mas também é possível encontrar em dois volumes separados. O texto em ambos é o mesmo, com tradução de Karina Janini e algumas ilustrações em preto e branco de Jessie Willcox Smith. É uma graça. Crianças de quatro ou cinco anos já conseguem entender a história.
  • As aventuras de Pinóquio – Carlo Collodi: Para quem conheceu a história de Pinóquio por meio das adaptações ou filmes de animação, este livro é uma imensa surpresa. A história do autor italiano apresenta detalhes e situações bem diferentes das adaptações cinematográficas e impressiona pelos dilemas vividos pelo boneco de madeira em sua luta consigo mesmo ao longo de sua jornada para se tornar um menino. As crianças ficam impressionadas com o mau comportamento do Pinóquio e torcem muito para que ele aprenda e mude – o que realmente acontece no final da história. Sua leitura é muito fácil e atrativa para crianças a partir dos 3 ou 4 anos.
  • O mágico de Oz – L. Frank Baum: Embora no Brasil esta seja a história mais conhecida, “O mágico de Oz” foi apenas o primeiro de uma série de 12 livros que fizeram grande sucesso entre as crianças na época em que foram escritos, e assim continuam. Uma questão curiosa é que, apesar da explicação do autor no prefácio do livro, quanto à sua intenção de não escrever uma obra que tivesse ensino moral e fosse apenas divertida, este livro na verdade apresenta personagens com muitas virtudes como coragem, bondade, trabalho e humildade. A narrativa leve e dinâmica atrai a atenção e facilita a compreensão mesmo dos pequenos de três ou quatro anos. Minha edição é da Zahar, com tradução de Sergio Flaksman e ilustrações originais de W.W. Denslow.
  • O vento nos salgueiros – Kenneth Grahame: Um livro belíssimo que conta a história de quatro amigos: o Rato, o Toupeira, o Texugo e o Sapo. Cada um possui uma personalidade marcante e o enredo fala muito sobre amizade, preferências, vida no campo e vida na cidade. Tudo de forma muito suave e poética. Por usar animais cativa a atenção das crianças pequenas, enquanto seu conteúdo fala muito ao coração dos adultos também.
    No momento, a versão disponível que recomendamos é a da Editora Principis (um selo da Ciranda Cultural), que publica a obra com o texto integral. Essa versão está disponível tanto em livro físico como no formato Kindle.
  • Link para o livro na Amazon
  • Coração – Edmondo de Amicis: Um dos livros mais bonitos que já li. Trata-se do diário de Enrico, um menino italiano que retrata os acontecimentos do dia a dia, especialmente com relação aos amigos de escola. As narrativas, porém, mostram tudo pela perspectiva dos mais nobres sentimentos que envolvem a vida humana, inspirando valores como coragem, honra, amor à pátria e respeito à dignidade humana. Pode ser bem entendido por crianças de 8 ou 9 anos. A tradução de Nilson Moulin, na publicação da Cosac Naify, é excelente. Infelizmente esta edição está esgotada. A Editora Autêntica lançou recentemente uma edição nova, com o título Cuore.
  • A princesa e o Goblin – George MacDonald: Um dos meus livros favoritos! Conta a história de Irene, uma princesa que vivia em uma casa afastada do reino, próximo à mina onde ela viverá grandes aventuras. É uma história que mostra como uma menina pode ser corajosa e ao mesmo tempo gentil e educada. Seu amigo Curdie também demonstra inteligência e bravura, além de outros valores que se destacam no transcorrer da história. George MacDonald influenciou outros autores como C. S. Lewis, Mark Twain e Lewis Carroll. No momento, a versão disponível que recomendamos é a da Editora Principis (um selo da Ciranda Cultural), que publica a obra com o texto integral. Essa versão está disponível tanto em livro físico como no formato Kindle.
  • Link para o livro na Amazon
  • O Hobbit – J.R.R. Tolkien: Embora o tamanho do livro impressione um pouco, este é também um ótimo livro para leitura em voz alta. Com um enredo cheio de aventuras e emoções, a história do Hobbit é também uma narrativa sobre coragem, amizade, honra e sacrifício, além da constante presença da Providência. Algumas passagens são muito marcantes e produzem impressões profundas no coração. No Brasil é editado pela Martins Fontes com tradução de Lenita Maria Rímoli Esteves. O livro pode ser melhor compreendido por crianças a partir dos sete ou oito anos.
  • Uma casa na floresta – Laura Ingalls Wilder: Já ouvi falar faz uns bons anos sobre essa autora, mas só esse ano fui ler. A escritora americana produziu a série de livros Little House, onde conta, sob a forma de história, os acontecimentos do dia a dia de sua família em meados do século XIX. Estas histórias deram origem a uma série de televisão que no Brasil é conhecida como “Os pioneiros”. Este é o primeiro dos livros e é realmente difícil não se encantar com os detalhes que mostram um estilo de vida tão rústico e ao mesmo tempo tão saudável e feliz. Atualmente encontramos apenas em bibliotecas e sebos no momento.
  • O jovem fazendeiro – Laura Ingalls Wilder: Embora “Uma casa na floresta” seja o mais comentado, esse foi, dentre os dois, o que eu mais gostei. O segundo livro da série conta a história da família do pequeno Almanzo, que quando adulto se tornaria o esposo de Laura Ingalls. Assim como o primeiro, narra com detalhes vívidos a rotina que eles viviam e como obtinham seu sustento das plantações e criações de animais. Impressionante perceber como o trabalho realmente fazia parte da vida, e também a disposição com que todos da família se envolviam nas atividades diárias da fazenda e da casa. No momento está esgotado, sendo encontrado apenas em bibliotecas e sebos.
  • Robinson Crusoé – Daniel Defoe: Meu amigo Leonardo Galdino indicou muito esse livro e eu não sei por que demorei tanto para começar! Um dos primeiros livros escritos sob a forma de romance – uma narrativa mais longa e complexa do que o conto –, a história do jovem marinheiro que viveu sozinho em uma ilha vai muito além de uma série de aventuras. Este é um livro com uma narrativa bastante introspectiva e as reflexões da personagem sobre seu comportamento, pensamentos e crenças são muito marcantes. Me impressiona que esta obra não esteja entre as leituras básicas do currículo escolar. Por ser um estilo um pouco mais denso, será melhor compreendida pelas crianças maiores, talvez já aos 11 ou 12 anos. Minha edição é da Penguin Companhia com tradução de Sergio Flaksman e apresenta notas de rodapé bastante esclarecedoras.
  • Os meninos da rua Paulo – Ferenc Molnár. Minha amiga Robs Moura me falou tanto desse livro que eu peguei emprestado para começar ler. Que maravilha!!! O autor é húngaro (nunca tinha lido um livro de um autor húngaro!). Minha amiga disse que lembrou muito desse livro quando leu o que escrevi no ebook “Leitura em voz alta” sobre livros que contam a história com beleza. E é mesmo. Uma infância antiga, que faz a gente amar e refletir sobre honra, amizade e lealdade, entre tantos dos valores que permanecem. A edição que eu li foi a da Cosac Naify, com tradução de Paulo Rónai, já esgotada. Mas a Companhia das Letras tem essa edição da imagem ao lado.

  • As Crônicas de Nárnia – C.S. Lewis – Estes acho que dispensam comentários (embora eu desconfie que o número de pessoas que têm o livro seja bem maior do que o de pessoas que de fato o leram). Algumas crônicas, especialmente O sobrinho do mago e O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, eu já li incontáveis vezes, especialmente por usar muito em sala de aula. E o fascinante é que eu nunca me canso, nunca acho que já li demais. Amo ver como crianças e adolescentes se envolvem com a história e sonham um dia poder visitar as terras de Nárnia!rs Enfim… Esses livros (esse da foto é o volume único, mas são sete diferentes livros) são um tesouro!

Livros que já vi outras pessoas recomendando muito:

Embora muitos outros sejam comentados, vou colocar aqui alguns livros que, embora não tenha lido ainda, são indicações que recebi de pessoas em cuja avaliação eu confio.

  • Livros do Roald Dahl. O Leonardo Galdino também já me falou muito sobre esses livros e eu estou com a impressão de que quando ler vou me perguntar por que demorei tanto. Para quem, como eu, não conhecia pelo nome, Roald Dahl é o autor das histórias que se transformaram em filmes célebres como:

Livros de Frances Burnett: Estes são também conhecidos clássicos da literatura mundial e que também já tiveram adaptações para o cinema e muito recomendados não só pela história envolvente, mas pela sensibilidade e princípios:

Livros de Michael Ende : Estes dois livros estavam na lista de leituras que o meu amigo William Campos da Cruz indicou para os meus alunos quando eles o entrevistaram. E dentre todos os indicados, estes foram os que mais me surpreenderam, porque ele falou com muito entusiasmo sobre ambos e eu não tinha sequer ouvido falar:

Outra indicação que fiz no ebook foi o blog “Regando a Imaginação”, da Teresa Magacho. Ela era ainda menina quando começou a resenhar os livros que lia, de forma que hoje é possível encontrar mais de cento e cinquenta livros (em sua maior parte, clássicos) e conhecer melhor antes de se aventurar na leitura.

Bom, não coloquei aqui as indicações de coletâneas nem de poemas, mas acho que já dá para se inspirar bastante…rs

Se vocês conhecem outros imperdíveis, podem indicar aqui nos comentários que eu vou atrás.

Boas leituras!!! =)

* Nota de transparência: os links acima contém nossos códigos de afiliados da Amazon. Clicando nos links os valores dos livros não mudam, porém nosso site pode receber uma comissão da Amazon. Importante: independente disso esse é o site que eu indico para compra por ser onde eu mesma geralmente encontro os livros a um preço mais barato.

5 respostas para “Livros para Leitura em Voz Alta”

    • Oi, Carla!! Eu compro pela Amazon, porque os preços costumam valer muito a pena. Aqui em São Paulo também temos a Festa do Livro da Usp uma vez por ano, e alguns eu deixo para comprar nessa época. Os esgotados eu procuro no site da Estante Virtual. Mas normalmente compro pela Amazon mesmo. Quando você escreveu esse comentário eu atualizei o post já deixando os links. Então é só clicar para ver os preços lá. 😊

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com